O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADO NO USO DA REALIDADE VIRTUAL E HOLOGRAFIA PARA O ENSINO DE NANOTECNOLOGIA: :

  • Laine Tereza Alexandre dos Santos Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Birigui
  • Wilhan Almeida Almeida de Mello Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Birigui
  • Leandro Mello D. Pinheiro
  • Allan Victor Ribeiro

Resumo

Com a popularização do mercado de smartphones e aplicativos, o telefone celular tornou-se o dispositivo mais utilizado para tarefas cotidianas e para o acesso a internet. Neste sentido uma vasta gama de possibilidades de utilização de tais dispositivos com viés educacional vem se consolidando, dando suporte e mediando os processo de ensino e aprendizagem. A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning (aprendizagem com mobilidade). Neste ambiente o processo de aprendizagem que ocorre, necessariamente, apoiado pelo uso de TIMs (Tecnologias de Informações Móveis) traduzindo-se na convergência de diversas tecnologias que permite aos estudantes mobilidade, acessibilidade e combinação de elementos virtuais e reais. Do ponto de vista prático, esta interação se dá por meio de aplicações especificas denominadas Apps. Plataformas voltadas a criação de aplicativos de realidade virtual vem se consolidando rapidamente, e se apresentam como tendência no contexto educacional para os próximos anos. Elementos associados a realidade virtual e a holografia permitem ao usuário navegar em ambientes tridimensionais, possibilitando abordagens de conceitos de ciência contemporânea relativamente difíceis para abstração dos estudantes. O presente trabalho discute e apresenta resultados acerca do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis voltado ao uso da realidade virtual e holografia para o ensino de nanotecnologia.

Publicado
2018-06-07
Como Citar
TEREZA ALEXANDRE DOS SANTOS, Laine et al. O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADO NO USO DA REALIDADE VIRTUAL E HOLOGRAFIA PARA O ENSINO DE NANOTECNOLOGIA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/761>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica