O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADO NO USO DA REALIDADE VIRTUAL E HOLOGRAFIA PARA O ENSINO DE NANOTECNOLOGIA
Resumo
Com a popularização do mercado de smartphones e aplicativos, o telefone celular tornou-se o dispositivo mais utilizado para tarefas cotidianas e para o acesso a internet. Neste sentido uma vasta gama de possibilidades de utilização de tais dispositivos com viés educacional vem se consolidando, dando suporte e mediando os processo de ensino e aprendizagem. A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning (aprendizagem com mobilidade). Neste ambiente o processo de aprendizagem que ocorre, necessariamente, apoiado pelo uso de TIMs (Tecnologias de Informações Móveis) traduzindo-se na convergência de diversas tecnologias que permite aos estudantes mobilidade, acessibilidade e combinação de elementos virtuais e reais. Do ponto de vista prático, esta interação se dá por meio de aplicações especificas denominadas Apps. Plataformas voltadas a criação de aplicativos de realidade virtual vem se consolidando rapidamente, e se apresentam como tendência no contexto educacional para os próximos anos. Elementos associados a realidade virtual e a holografia permitem ao usuário navegar em ambientes tridimensionais, possibilitando abordagens de conceitos de ciência contemporânea relativamente difíceis para abstração dos estudantes. O presente trabalho discute e apresenta resultados acerca do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis voltado ao uso da realidade virtual e holografia para o ensino de nanotecnologia.