DESAFIOS DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM UM CENÁRIO DE TRANSIÇÃO

  • Elimeire Alves de Oliveira

Resumo

ResumoO presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, a qual tem por objetivo geral reconhecer as políticas públicas voltadas ao Ensino Médio a partir da LDB 9394/96, na busca da compreensão de como o Estado brasileiro vem respondendo aos desafios para a garantia da inclusão dos jovens na escola, diante da obrigatória universalização do Ensino Médio. Como objetivo específico analisar o Programa Rede Ensino Técnico Profissionalizante Integrado, resultante de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP),visto que foi apresentado como ação  governamental capaz de permitir a integração de conteúdos de formação geral com os que permitem a compreensão dos princípios da técnica e tecnologia, assegurando o diálogo entre prática e teoria, de modo a motivar os adolescentes e jovens a contextualizar a escola e a vida, por meio do uso das tecnologias disponíveis. Trata- se de uma pesquisa de abordagem quanti-quali, tendo como objetivos o estudo e a descrição da realidade a ser estudada, onde serão utilizados procedimentos técnicos que passarão pela pesquisa documental a partir da análise de aspectos legais, bem como a análise de referências bibliográficas de pesquisadores que abordam a temática. No que tange aos instrumentos de investigação, pretende-se coletar dados relativos ao ingresso e conclusão dos alunos matriculados no Programa entre os anos de 2012-2017. 


 

Publicado
2018-05-17
Como Citar
ALVES DE OLIVEIRA, Elimeire. DESAFIOS DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM UM CENÁRIO DE TRANSIÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/762>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política