O PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PROMOTOR DA ARTICULAÇÃO TEORIA/PRÁTICA EM ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE CROMATOGRAFIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O trabalho relata a aplicação de práticas metodologias ativas, associada à atividade investigativa, com o auxilio da Tecnologia Digitais de informação e comunicação - TDIC, em uma turma Ensino Fundamental II, com abordagens teórica e prática através da Cromatografia. Objetivando realizar aula investigativa sobre extração de pigmentos e diferenciá-los usando a técnica de Cromatografia em papel. Abordou-se uma atividade Investigativa (AI) que facilitou compreender a importância da vida e como ela é aplicada em diferentes formas de existência dos seres vivos. Com esta metodologia, professor e aluno são estimulados a pensar e levantar hipóteses para solucionar problemas relativos ao tema abordado. A intervenção foi realizada na Escola Liceu Nóbrega no município de Recife-PE, com alunos do 9o ano. O tema foi introduzido, falando sobre espectro de luz, cloroplastos e a fotossíntese, depois, foram formuladas algumas perguntas sobre os conteúdos abordados, para reflexão dos alunos. Em seguida, foi explicado como a aula seria realizada, com a formação de quatro grupos para que realizassem a prática experimental. A aula investigativa trouxe para turma uma nova motivação, com base no questionamento, discussão e realização da intervenção. O que proporcionou uma experiência no campo de atividades didáticas investigativas com reflexão sobre o conteúdo abordado e sua relação com a vida.