A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE CONTÁBEIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Alexandro Farias De Carvalho

Resumo

A educação a distância (EaD) se configura como uma modalidade que visa a formação em nível superior, em espaços/tempos distintos, com o auxilio das tecnologias. O professor que atua no curso de Ciências Contábeis EaD assume dois desafios; um relacionado a docência, por não possuir embasamento pedagógico da sua formação inicial e, um segundo com a tarefa de construir uma prática pedagógica que garanta o ensino. Esta pesquisa é um recorte da Dissertação defendida no Mestrado que investigou a prática pedagógica. Teve como objetivo principal a compreensão da prática pedagógica e, como específico, identificar características e condições de trabalho oferecidas pela IES, bem como, aos procedimentos didáticos utilizados. A problemática surge a partir da experiência de docentes do curso de Ciências Contábeis a distância, de IES no Município de Santos. Os pressupostos são as dificuldades dos alunos em compreender o processo de mediação do ensino-aprendizagem virtual. A construção teórica do objeto tomou por base os estudos de Tardif et Lessard (2002; 2006), Pimenta (2012), dentre outros autores que dão sustentação teórica a temática. A abordagem da pesquisa é qualitativa com o auxilio da revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que a prática pedagógica destes sujeitos é construída dia a dia, se moldando e se ressignificando a partir dos eventos ocorridos, das novas tecnologias e experiências compartilhadas entre os pares.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
FARIAS DE CARVALHO, Alexandro. A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE CONTÁBEIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/764>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento