APLICAÇÃO DAS TIC NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA:: : UMA PROPOSTA COM O USO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

  • Franciane de Araujo Soares

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática que visa contribuir com o desenvolvimento da competência comunicativa, por meio de práticas centradas no uso da música e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como estratégia de aprendizagem no ensino de Língua Espanhola (LE). O delineamento da pesquisa inclui uma revisão da literatura que abrange fontes bibliográficas, provenientes da internet e livros específicos sobre a problemática estudada: a música e o uso das TIC auxiliam no desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendentes de LE? Além da revisão bibliográfica, a documentação direta inclui uma pesquisa de campo que consistiu na aplicação das TIC para implementação da proposta didática, dividida em três etapas: i) a música, ii) a produção do vídeo e, iii) o compartilhamento do vídeo.  Para avaliar a proposta, contamos com um questionário, para realização da coleta sistemática dos dados, numa perspectiva quantitativo-descritiva.  Este instrumento serviu para diagnosticar as dificuldades referentes ao trabalho com a música e as contribuições da proposta implementada no processo de desenvolvimento da competência comunicativa. Além disso, também serviu como uma autoavaliação por parte dos aprendentes com relação ao desempenho das atividades realizadas. Os resultados enfatizam contribuições para o desenvolvimento da habilidade de produção oral com auxílio das ferramentas digitais, tais como, Whatsapp, YouTube e Facebook.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DE ARAUJO SOARES, Franciane. APLICAÇÃO DAS TIC NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA:. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/768>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento