UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O EXPERIMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Resumo
A experimentação é amplamente defendida no âmbito das pesquisas de Ensino de Ciências, pois ela possibilita desenvolver uma série de habilidades procedimentais e atitudinais desejáveis aos alunos, além de possibilitar o ensino de conceitos científicos (DELIZOICOV et al, 2002; MONTEIRO; TEIXEIRA 2004a; MONTEIRO; TEIXEIRA 2004b). Porém, esses autores também enfatizam que não é a experimentação em si que é importante, mas a maneira como o trabalho experimental é realizado e conduzido em sala de aula. Dessa forma, é necessário que o professor seja bem preparado para ministrar aulas, mas também para planejar e dirigir atividades experimentais. Nesse trabalho apresentamos as contribuições de um experimento realizado remotamente em comparação com a mesma atividade experimental realizada presencialmente. Os alunos que participaram da experimentação remota foram capazes de construir argumentos válidos de acordo com Toulmin (2006), assim como os que realizaram a atividade presencial, evidenciando que a experimentação remota também é valida para a aquisição de conhecimento por parte dos alunos