PROFESSORES EMPODERANDO PROFESSORES

  • Christiane Moises
  • Gilberto Lacerda dos Santos Universidade de Brasília

Resumo

Resumo:


Face aos complexos desafios colocados à escola contemporânea e mais inerentemente à formação de professores, o conceito de inovação não pode ser uma simples mudança ou renovação. A força inovadora e disruptiva das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICEs) demandam adequações rotineiras da sociedade em todo o seu fazer, comportamento e compreensão. A capacitação e o desenvolvimento profissional é um elemento crítico da educação que permite aos professores expandir seu conjunto de habilidades e competências; assim sendo, espera-se que os profissionais da educação apropriem-se das tecnologias digitais de modo a propiciar um ambiente condizente com o pensamento vigente do século XXI que é de compartilhar, colaborar e interagir coletivamente Deste modo, este trabalho de cunho qualitativo-fenomenológico visa descrever os  preceitos de inovação que são aplicados por um movimento de professores que oferecem oficinas aos seus pares no sentido de permitir compartilhamento de linguagens e vivências, promover a compreensão mútua de dilemas e problemas, de minimizar resistências com relação ao uso das tecnologias na educação, além de visar o empoderamento quanto à utilização das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Os resultados parciais deste estudo demostram que os preceitos adotados facilitam o desenho das oficinas considerando as heterogêneas competências digitais verificadas durante as vivências decorrentes da formação de professores por professores-pares e iniciam um processo de empoderamento dos mesmos.


Palavras-chave: formação de professores, inovação, tecnologias digitais, colaboração.


 


Abstract:


Considering the complex challenges faced by contemporary schools and more inherently to teacher development, the concept of innovation cannot be a simple change or renewal. The innovative and disruptive force of the Digital Information, Communication and Expression Technologies (DICETs) demands continuous adjustments of society in all its doing, behavior and understanding. Empowerment and professional development is a critical element of education that allows teachers to expand their set of skills and competencies; thus, it is expected that educational professionals will take ownership of digital technologies in order to provide an environment that is in line with the 21st century thinking that is to share, collaborate and interact collectively. In this way, this qualitative-phenomenological work aims to describe the innovation assumptions that are applied by a movement of teachers that offer workshops to their peers in order to allow the sharing of languages ​​and experiences, to promote mutual understanding of dilemmas and problems, to minimize resistance to the use of technologies in education, besides aiming at empowering the use of digital technologies in their pedagogical practices. The partial results of this study show that the assumptions adopted facilitate the design of the workshops considering the heterogeneous digital competences verified during the experiences of teacher development by peer teachers and initiate a process of empowerment of the same.


           Keywords: teacher development, innovation, digital technologies, collaboration.

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Gilberto Lacerda Santos é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações pedagógicas das tecnologias de informação, comunicação e expressão (TICE) e em divulgação científica e tecnológica. É Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá, 1995), com foco em aplicações de tecnologias na educação; Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela Universidade Laval (Canadá, 1991). Realizou estudos de Pós-doutorado em educação e tecnologias na Espanha, em 1998, e no Canada, em 2003 e novamente em 2014. É líder do Grupo de Pesquisas Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação desde sua fundação, em 2005. É consultor em inovações educativas em organizações públicas e privadas. Coordena o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília, um dos principais dispositivos de divulgação científica da instituição desde sua criação, em 2007. Sua produção bibliográfica é, atualmente, constituída por 49 artigos completos em periódicos, 10 livros individuais, 11 livros organizados, 28 capítulos de livros e 71 trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Atua nos campos da formação de professores para uso de TICE na educação, da engenharia de softwares educativos e da divulgação científica e tecnológica. Recebeu 11 prêmios no Brasil e no exterior, dentre os quais Moção de Honra e Aplauso pela repercussão de seu trabalho, concedida pela Câmara Legislativa do Rio de Janeiro em 2011, o Prêmio Jovem Cientista 2001, concedido pelo CNPq, Fundação Roberto Marinho e Gerdau e outorgado pelo Presidente da República, e o Prêmio Nacional de Excelência em Educação a Distância, concedido pelo Ministério da Educação em 2003 e 2005. Orientou mais de uma centena de trabalhos acadêmicos (Trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica, monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado, estágios de pós-doutorado). Foi, durante 8 anos, gestor brasileiro e docente do Consórcio Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação. Foi Subsecretaria de Educação científica e Tecnológica do governo de Brasília e Assessor Especial do Governo do Distrito Federal para temas relacionados com ciência, tecnologia e inovação entre 2015 e 2017. Criou a Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica, composta por mais de 40 instituições com essa finalidade. Integra a equipe que promove a construção, na capital Federal, do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília. Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica são inovação científica e tecnológica, informática na educação, educação a distância, divulgação de C & T, formação de professores, sociedade da informação, inovações educativas, engenharia de softwares e ciência, tecnologia e juventude.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
MOISES, Christiane; LACERDA DOS SANTOS, Gilberto. PROFESSORES EMPODERANDO PROFESSORES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/775>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica