PROFESSORES EMPODERANDO PROFESSORES
Resumo
Resumo:
Face aos complexos desafios colocados à escola contemporânea e mais inerentemente à formação de professores, o conceito de inovação não pode ser uma simples mudança ou renovação. A força inovadora e disruptiva das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICEs) demandam adequações rotineiras da sociedade em todo o seu fazer, comportamento e compreensão. A capacitação e o desenvolvimento profissional é um elemento crítico da educação que permite aos professores expandir seu conjunto de habilidades e competências; assim sendo, espera-se que os profissionais da educação apropriem-se das tecnologias digitais de modo a propiciar um ambiente condizente com o pensamento vigente do século XXI que é de compartilhar, colaborar e interagir coletivamente Deste modo, este trabalho de cunho qualitativo-fenomenológico visa descrever os preceitos de inovação que são aplicados por um movimento de professores que oferecem oficinas aos seus pares no sentido de permitir compartilhamento de linguagens e vivências, promover a compreensão mútua de dilemas e problemas, de minimizar resistências com relação ao uso das tecnologias na educação, além de visar o empoderamento quanto à utilização das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Os resultados parciais deste estudo demostram que os preceitos adotados facilitam o desenho das oficinas considerando as heterogêneas competências digitais verificadas durante as vivências decorrentes da formação de professores por professores-pares e iniciam um processo de empoderamento dos mesmos.
Palavras-chave: formação de professores, inovação, tecnologias digitais, colaboração.
Abstract:
Considering the complex challenges faced by contemporary schools and more inherently to teacher development, the concept of innovation cannot be a simple change or renewal. The innovative and disruptive force of the Digital Information, Communication and Expression Technologies (DICETs) demands continuous adjustments of society in all its doing, behavior and understanding. Empowerment and professional development is a critical element of education that allows teachers to expand their set of skills and competencies; thus, it is expected that educational professionals will take ownership of digital technologies in order to provide an environment that is in line with the 21st century thinking that is to share, collaborate and interact collectively. In this way, this qualitative-phenomenological work aims to describe the innovation assumptions that are applied by a movement of teachers that offer workshops to their peers in order to allow the sharing of languages and experiences, to promote mutual understanding of dilemmas and problems, to minimize resistance to the use of technologies in education, besides aiming at empowering the use of digital technologies in their pedagogical practices. The partial results of this study show that the assumptions adopted facilitate the design of the workshops considering the heterogeneous digital competences verified during the experiences of teacher development by peer teachers and initiate a process of empowerment of the same.
Keywords: teacher development, innovation, digital technologies, collaboration.