CURSOS ABERTOS UEMA: : POSSIBILIDADES DE APERFEIÇOAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Marcilene da Silva Costa

Resumo

As novas tecnologias promovem mudanças repentinas, permitindo que as pessoas tenham uma postura diferentes mediante às novas exigências. Sendo assim, como a Educação a Distância pode responder as demandas educacionais urgentes da sociedade? Atentos a isto, a proposta deste artigo objetiva analisar a importância dos Cursos Abertos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação articulado às diferentes áreas de conhecimentos. Os cursos abertos são ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA mediado pelo Núcleo de Tecnologia para Educação-UEMAnet. Os referidos cursos são 100% gratuitos e online, disponibilizando todos os recursos para que o cursista (aluno) desenvolva sua autoaprendizagem. Para coleta de dados realizou-se uma pesquisa bibliográfica, aliada à aplicação de um questionário através das ferramentas Google Drive. Quanto a forma da abordagem adotou-se uma investigação de natureza quantitativa. Os resultados apontam que as tecnologias aliadas aos recursos didáticos possibilitam que um público diversificado, atente-se para uma capacitação permanente, tendo acesso aos bens culturais e científicos rumo a emancipação de uma sociedade justa e igualitária.


 

Publicado
2018-05-21
Como Citar
DA SILVA COSTA, Marcilene. CURSOS ABERTOS UEMA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/777>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento