FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LIBRAS

  • Rosana De Fátima Janes Constâncio

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de ações do PIBID corroborando na formação docente de estudantes do curso de licenciatura Letras Libras, da Faculdade de Educação a Distância EaD-UFGD. O curso visa formar profissionais para atuarem como docentes para o ensino da disciplina de Libras[1] no Ensino Fundamental dos anos finais, Ensino Médio e Ensino Superior. As ações desenvolvidas no projeto estão em processo sendo desenvolvidas em duas escolas municipais da rede pública do estado de MS. Conta com a participação de 14 estudantes que são orientados com a supervisão de docentes que atuam na área de Educação de surdos e uma coordenação para acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Para subsidiar as ações os estudantes participam de reuniões semanais com os supervisores presencialmente e online com a coordenação do projeto, e uma vez por mês presencialmente com a supervisão e coordenação. Assim, para o desenvolvimento das ações usamos a metodologia qualitativa de cunho colaborativa, com a possibilidade de observação, registros e reflexões onde os envolvidos no processo conseguem elucidar quais ações possibilitam e/ou corroboram para transformações das práticas pedagógicas. Estima-se o encerramento do projeto no primeiro semestre do presente ano.


 


[1] Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais que foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão compreendendo o sistema linguístico de natureza visoespacial, com uma estrutura gramatical própria.

Publicado
2018-06-04
Como Citar
DE FÁTIMA JANES CONSTÂNCIO, Rosana. FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LIBRAS. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/778>. Acesso em: 03 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica