APPLETS, APPS E QUÍMICA
Resumo
A grande missão da escola é ser um local onde os alunos sejam instigados a perceber a importância de uma ação mais ativa para a sua aprendizagem, contribuindo diretamente para uma formação efetiva. Contudo, mesmo com inúmeras ideias surgidas nos últimos anos, as metodologias utilizadas na maioria das instituições de ensino não estão em consonância com o perfil dos alunos presentes nas salas de aula. Isso faz com que esse espaço não atinja os objetivos de formar cidadãos que possam dar um contributo real para uma sociedade mais igualitária. Com a melhoria das tecnologias, os computadores portáteis e telefoneis móveis tornaram-se indispensáveis na rotina de qualquer individuo. Nesse sentido, buscar ferramentas educacionais baseadas nessas plataformas pode mostrar aos alunos como utilizar essas ferramentas ao seu favor. Assim, nesse trabalho é apresentado o resultado de uma intervenção com o uso de applets e apps para a aprendizagem de química. Percebemos que apesar da possibilidade do uso das tecnologias que estão a sua disposição, um número significativo de alunos não se sentiu motivado em realizar a tarefa e grande parte deles não conseguiu operar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Os resultados nos indicam que além da dificuldade de leitura, que dificultou a ação da atividade, existe um analfabetismo relacionado à apropriação e utilização de ferramentas tecnológicas. Isso poderá, num futuro próximo, ser o grande desafio a ser vencido dentro das instituições de ensino.