APPLETS, APPS E QUÍMICA: : A BUSCA DE FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

  • Marilia Amável Gomes Soares Instituto Oswaldo Cruz/Especialização em Ensino em Biociências e Saúde
  • Sergio Manuel Serra Da Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Dept. de Matemática - PET-SI
  • Frederico Alan De Oliveira Cruz Departamento de Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil) / IFIMUP, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal).

Resumo

A grande missão da escola é ser um local onde os alunos sejam instigados a perceber a importância de uma ação mais ativa para a sua aprendizagem, contribuindo diretamente para uma formação efetiva. Contudo, mesmo com inúmeras ideias surgidas nos últimos anos, as metodologias utilizadas na maioria das instituições de ensino não estão em consonância com o perfil dos alunos presentes nas salas de aula. Isso faz com que esse espaço não atinja os objetivos de formar cidadãos que possam dar um contributo real para uma sociedade mais igualitária. Com a melhoria das tecnologias, os computadores portáteis e telefoneis móveis tornaram-se indispensáveis na rotina de qualquer individuo. Nesse sentido, buscar ferramentas educacionais baseadas nessas plataformas pode mostrar aos alunos como utilizar essas ferramentas ao seu favor. Assim, nesse trabalho é apresentado o resultado de uma intervenção com o uso de applets e apps para a aprendizagem de química. Percebemos que apesar da possibilidade do uso das tecnologias que estão a sua disposição, um número significativo de alunos não se sentiu motivado em realizar a tarefa e grande parte deles não conseguiu operar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Os resultados nos indicam que além da dificuldade de leitura, que dificultou a ação da atividade, existe um analfabetismo relacionado à apropriação e utilização de ferramentas tecnológicas. Isso poderá, num futuro próximo, ser o grande desafio a ser vencido dentro das instituições de ensino.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
AMÁVEL GOMES SOARES, Marilia; MANUEL SERRA DA CRUZ, Sergio; ALAN DE OLIVEIRA CRUZ, Frederico. APPLETS, APPS E QUÍMICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/78>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento