PLATAFORMA EDUCACIONAL ONLINE: : DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA À REFLEXIVIDADE DA AÇÃO

  • Antonia Almeida Márcia Lopes Secretaria Estadual de Educação do Piauí
  • Antonia Mauryane Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Augusto Everton Dias Castro Universidad Internacional Iberoamericana
  • Sérgio Augusto Dias Castro Universidade Federal do Piauí
  • Juelina Lopes da Silva Secretaria Estadual de Educação do Piauí

Resumo

A formação de professores tem sido o ponto preferido de muitas investigações, evidenciando a imperiosa necessidade de se repensar e buscar alternativas válidas à sua continuidade, com olhares novos acerca de seu entendimento e também de praticar a formação do docente, e uso de ferramenta que melhore a participação do professor na arte de ensinar e aprender. Este trabalho tem como objetivo descrever a construção de uma ferramenta online para discutir na concepção de formação continua a reflexividade do professor por meio da plataforma online como ferramenta educacional. A plataforma online foi composta por três módulos que apresentam as metodologias assistivas para que o professor se aproprie de conhecimento de atividades para desenvolvimento em sala de aula. A plataforma de forma bem interativa possui fóruns reflexivos com indagações das práticas cotidianas em sala de aula para que os mesmos se interajam e possam desenvolver o pensamento crítico tendo em vista que relata ação e reflete ao mesmo tempo. A plataforma mostrou-se bem interativa, haja vista que os professores participam ativamente dos fóruns, alinhando os conhecimentos e melhoram atitudes de acordo o que refletem.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciada em Educação Física. Acadêmica de Pedagogia. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeiro. Mestrando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciado em Matemática. Mestrando em Matemática pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciada em Letras. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Piauí.

Publicado
2018-06-04
Como Citar
ALMEIDA MÁRCIA LOPES, Antonia et al. PLATAFORMA EDUCACIONAL ONLINE. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/780>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica