LETRAMENTOS DIGITAIS

  • Cláudia Almeida Rodrigues Murta CEFORES/UFTM
  • Valeria Lopes de Aguiar Bacalá

Resumo

As relações sociais demandam competências e habilidades específicas que incluem o “saber fazer” uso das tecnologias digitais. Letramentos digitais ou multiletramentos é mais um dos desafios da educação, para isso os professores devem estar preparados para atuarem nesse contexto. Assim sendo, a formação de professores, que no caso desta investigação objetiva os professores de línguas, deve implementar em seus currículos as tecnologias digitais com vistas às práticas pedagógicas que visem preparar os futuros professores para o “saber fazer” em um mundo digital. Foram analisados questionários e Short Reports de 20 participantes de curso de Letras EaD. O estudo é uma pesquisa de base qualitativa do tipo exploratória por incluir pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O objetivo desta investigação foi analisar os letramentos digitais de professores de línguas em formação, no sentido de evidenciar suas percepções acerca da necessidade de desenvolverem seus letramentos digitais e de conhecerem algumas ferramentas digitais que podem fazer parte de suas práticas pedagógicas cotidianas.  Os resultados da investigação apontaram nessa direção.

Publicado
2018-05-25
Como Citar
ALMEIDA RODRIGUES MURTA, Cláudia; LOPES DE AGUIAR BACALÁ, Valeria. LETRAMENTOS DIGITAIS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/781>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica