MEDIAÇÃO PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E A EVASÃO EM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA UFVJM

  • Flavio Cesar Freitas Vieira
  • Débora Pelli Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Resumo

A presente comunicação expõe uma investigação que propõe identificar fatores que alimentam a retenção e a evasão das disciplinas que envolve o conteúdo da Matemática, lecionadas em cursos da UFVJM, a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e de diversas tecnologias de informação e comunicação – TICs. A metodologia utilizada foi quanto a natureza, pesquisa aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto aos procedimentos exploratórios. O referencial teórico está fundamento com Amorim (2016), Buffa; Nosella (2001), Monteiro (2006), Dias (2006), SILVA FILHO et. al.(2007); Mello (2001), Moore; Kearsley (2007), Rezende (2014). Diante da realidade de altos índices de retenção e evasão nas unidades curriculares com conteúdo da área do ensino da Matemática, os resultados parciais indicam dificuldades de conhecimentos dos conteúdos da matemática ainda no Ensino Fundamental e Médio gerando lacunas para graduandos do ensino superior, aliado as metodologias de ensino por professores do ensino superior.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
VIEIRA, Flavio Cesar Freitas; PELLI, Débora. MEDIAÇÃO PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E A EVASÃO EM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA UFVJM. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/784>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento