GAMIFICAÇÃO

  • Gabriela Kássia Barbosa Da Silva
  • Grayce Kelli Barbosa Da Silva

Resumo

Resumo:


Na educação, o potencial da gamificação é imenso, desperta o interesse, aumenta a participação, desenvolve a criatividade e a autonomia, além de promover o diálogo e resolver situações-problema. Por meio dos jogos de tabuleiros é possível trabalhar a atenção, a concentração, despertar a curiosidade e a imaginação, possibilitando ao jogador adquirir mais conhecimento sobre determinados assuntos. O processo de aprendizagem tem maior aceitação e participação, pois o estudante deixa o papel passivo de assistir às aulas, para assumir a posição de protagonista em sala de aula. Sem que percebam, os alunos desenvolvem habilidades e competências fundamentais para a vida adulta. Nesse trabalho foi avaliado os benefícios da gamificação no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas de ciências com o uso de recursos audiovisuais, utilização de textos contextualizados e da aplicação do jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas em turmas de ensino fundamental, séries finais. Como critérios de avaliação foram considerados o envolvimento dos alunos e empenho nas atividades, através de dúvidas e questionamentos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos utilizam situações do dia a dia e as aproveitam para tirar dúvidas, trazendo assim lições que levarão para a vida toda, possibilitando ainda que as aulas se tornassem mais interativas, leves e dinâmicas, alinhada com as tendências atuais.


Palavras-chave: gamificação, jogo de tabuleiro, ciências.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
BARBOSA DA SILVA, Gabriela Kássia; BARBOSA DA SILVA, Grayce Kelli. GAMIFICAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/786>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento