GAMIFICAÇÃO DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA ALGORITMOS E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO MODO CONVENCIONAL
Resumo
Estudos sobre novas tecnologias educacionais tratam, com frequência, de reflexões sobre a temática dos jogos aplicados à educação – e recentemente a gamificação – como ferramentas educacionais que podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho buscou aplicar algumas propriedades dos (bons) jogos – que os tornam tão envolventes – assim como seus bons princípios de aprendizagem em uma atividade educacional, objetivando a gamificação de uma lista de exercícios de raciocínio lógico da disciplina Algoritmos e Lógica de Programação em um Curso Superior de Tecnologia, modalidade presencial, na cidade de Botucatu-SP, assim como uma análise de sua aplicação quando comparada ao modo convencional de apresentação de uma lista de exercícios às turmas do primeiro ciclo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, comprovando a eficácia da gamificação quando aplicada em propostas que buscam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.