GAMIFICAÇÃO DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA ALGORITMOS E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO MODO CONVENCIONAL: :

  • Rogerio Ferreira Sgoti
  • Daniel Mill

Resumo

Estudos sobre novas tecnologias educacionais tratam, com frequência, de reflexões sobre a temática dos jogos aplicados à educação – e recentemente a gamificação – como ferramentas educacionais que podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho buscou aplicar algumas propriedades dos (bons) jogos – que os tornam tão envolventes – assim como seus bons princípios de aprendizagem em uma atividade educacional, objetivando a gamificação de uma lista de exercícios de raciocínio lógico da disciplina Algoritmos e Lógica de Programação em um Curso Superior de Tecnologia, modalidade presencial, na cidade de Botucatu-SP, assim como uma análise de sua aplicação quando comparada ao modo convencional de apresentação de uma lista de exercícios às turmas do primeiro ciclo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, comprovando a eficácia da gamificação quando aplicada em propostas que buscam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
FERREIRA SGOTI, Rogerio; MILL, Daniel. GAMIFICAÇÃO DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA ALGORITMOS E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO MODO CONVENCIONAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/787>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica