PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de investigação onde está em análise o percurso de aprendizagem de um grupo de professores da educação básica em um curso de especialização na modalidade blended learning oferecido por uma universidade pública que visa agrupar os estilos de aprendizagem que podem configurar-se mediante as atividades que se permeiam a estes formandos em um Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA). O estudo segue o objetivo de compreender o comportamento dos sujeitos envolvidos diante das situações-problema inseridas no AVA, levando a análise e classificação dos estilos de aprendizagem mediante a observação do percurso de aprendizagem destes. A partir das situações-problema propostas para os sujeitos em formação, eles são avaliados por meio de uma métrica de mensuração não-linear (Fator β) proveniente do Modelo Learning Vectors (LV) que faz uso do suporte digital em AVA. O Modelo LV procura associar aspectos quantitativos e qualitativos da aprendizagem e utiliza-se da linguagem iconográfica. O percurso metodológico é um estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa, com um design de estudo de caso. Este estudo apoia-se em Sales (2010), Kolb (1976), Gardner (1997, 1983),Garcia (2006), Bardin (2006), Perrenoud ( 1999 ), Yin( 2001) e outros.