CARACTERIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: :

  • Mayara Mayumi Sataka

Resumo

Os aplicativos para aprendizagem de língua estrangeira estão sendo muito utilizados hodiernamente. Diante desse contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa, que tem como objetivo apresentar e caracterizar alguns aplicativos para celular utilizados para a aprendizagem de língua espanhola, especificamente. Buscamos articular esses cursos onlines a trabalhos científicos, desenvolvidos na Linguística Aplicada, que tecem reflexões acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e do ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), tais como de Braga (2013), Leffa (2005) e Araújo Jr. e Marquesi (2008). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de tipo descritivo e documental (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). A coleta de dados constituiu-se de uma busca em sites como Google, Yahoo, Google Acadêmico, PlayStore do Smartphone, além de acervos e bibliotecas digitais, por meio de palavras-chave, como por exemplo, “aplicativos aprender língua espanhola”.  Por meio da coleta e análise dos dados, foi possível elaborar uma amostra de aplicativos recentes que fomentam a aprendizagem de espanhol, apontando também para suas características e para potencialidade de tais cursos.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
MAYUMI SATAKA, Mayara. CARACTERIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/790>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento