CONTRIBUIÇÃO FARMACÊUTICA AO CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS: : DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA IMPRESSA E ELETRÔNICA

  • Cassiana Mendes Bertoncello Fontes
  • Ana Carla Silva Bromati
  • Maria Helena Borgato
  • Adriano dos Santos
  • Ana Sílvia S.B.S Ferreira
  • Denise de Cássia Moreira Zornoff

Resumo

Este estudo identificou e descreveu as dificuldades encontradas pelos cuidadores informais no âmbito farmacêutico visando à segurança do paciente e inseriu conteúdos em uma cartilha uma cartilha eletrônica e impressa contendo orientações farmacêuticas acerca das dificuldades do cuidador informal, de acordo com as evidências identificadas. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura nas bases LILACS, CINAHL, EMBASE, PUBMED e Web of Science. Os artigos incluídos foram submetidos à análise dos instrumentos STROBE e COREQ e classificados quanto ao nível de evidência. Foram identificados um total de 323 documentos. Após busca refinada, oito artigos foram incluídos, três quantitativos, três qualitativos e dois estudos de opinião de autores e especialistas. Com base na literatura pode-se concluir que os cuidadores necessitavam de maior conhecimento e informação com relação à medicação, além de uma maior acessibilidade aos serviços fornecidos. Assim, o desenvolvimento da cartilha contendo orientações farmacêuticas mostrou-se essencial para este público. Verificou-se ainda, a necessidade de treinamento e suporte para esses cuidadores, visando uma assistência de qualidade e segura para com o paciente, pois executam muitas atividades, inclusive administração de medicação.

Biografia do Autor

Ana Carla Silva Bromati

Farmacêutica e egressa do Programa de  Residência Multiprofissional de Saúde do Adulto e do Idoso da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP,  cursou de março 2016 à fevereiro de 2018.

Maria Helena Borgato

Porfessor Assitente Doutor do Departamebto de Enfermagem e coordenadora do Programa de residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso.

Adriano dos Santos

Farmacêutico e gerente do setor de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, preceptor do Programa de  Residência em Saúde do Adulto e do Idoso.

Ana Sílvia S.B.S Ferreira

Profissional doutora na área de informática e tecnologia e coordenadora do Núcleo de Ensino à Distância e de Tecnologia Informação em Saúde da Faculdade de  Medicina de Botucatu-UNESP.

Denise de Cássia Moreira Zornoff

Médica e doutora na área de tecnologia, vice-coordenadora do Núcelo de Ensino à Distância de Tecnologias em Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
FONTES, Cassiana Mendes Bertoncello et al. CONTRIBUIÇÃO FARMACÊUTICA AO CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/791>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica