ORIENTAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA SONDA ENTERAL: : UM VÍDEO EDUCATIVO

  • Cassiana Mendes Bertoncello Fontes
  • Cíntia Maria Bertáglia Luizetto
  • Adriano dos Santos
  • Maria Helena Borgato
  • Ana Sílvia S.B.S Ferreira
  • Denise de Cássia Moreira Zornoff

Resumo

As sondas enterais são utilizadas desde a antiguidade como via alternativa para a administração de alimentos e medicamentos. A Legislação Nacional prevê a Assistência à Saúde de pacientes em uso de sonda enteral através da Equipe Multiprofissional do Serviço de Terapia Nutricional. O farmacêutico atua com competência técnica e clínica. Alterar a forma farmacêutica de alguns medicamentos pode gerar incompatibilidades farmacêuticas, sendo que esse profissional na equipe orienta pacientes e cuidadores quanto à administração correta e segura dos medicamentos via sonda. Considerando a taxa de analfabetismo no Brasil e o crescente uso da Internet e os recursos audiovisuais para a educação em saúde, elaborou-se um vídeo educativo relacionado à orientação sobre o preparo e administração de medicamentos por sonda enteral destinado a pacientes, familiares, cuidadores e também, para permanecer à disposição do público em geral. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, elaborado um roteiro e com o Núcleo de Ensino a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu e com a Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão foi produzido o vídeo. Com isso, espera-se contribuir para a compreensão de cuidados em saúde pela população e assim, colaborar para o bem-estar dos usuários. Além de motivar a elaboração de outros trabalhos científicos que tratem deste tema, pois são escassos no Brasil.

Biografia do Autor

Cíntia Maria Bertáglia Luizetto

Farmacêutica egressa do programa de Residência Multiprofissional em saúde do Adulto e do Idoso de março de 2016 à fevereiro de2018.

Adriano dos Santos

Farmacêutico chefe da Seção de farmácia do Hospital das Clínicas de Botucatu-UNESP. Preceptor de farmácia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso.

Maria Helena Borgato

Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em saúde do Adultoe do Idoso.

Ana Sílvia S.B.S Ferreira

Profissional doutora na área de Tecnologia e Informática e coordenadora do NEAD-TIS da FMB-UNESP.

Denise de Cássia Moreira Zornoff

Médica e vice-coordenadora do NEAD-TIS da FMB-UNESP.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
FONTES, Cassiana Mendes Bertoncello et al. ORIENTAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA SONDA ENTERAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/792>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica