CHAT EDUCACIONAL: : ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS E TUTORES DE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO

  • Analie Francine Matias Miranda
  • Marcos Cassin Universidade de São Paulo-USP
  • Bárbara Alves Da Rocha Franco Universidade de São Paulo-USP
  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Resumo

A sociedade atual enfrenta um novo paradigma: o de fornecer acesso à informação e à escolarização em todos os níveis, o que faz surgir uma cultura de aprendizagem que avança além dos espaços educativos formais, exigindo respostas coerentes do segmento educacional no sentido de atenderem às novas demandas contemporâneas. Especificadamente, os cursos de EAD voltados para o ensino de línguas surgem do fato dessa modalidade de ensino minimizar as dificuldades que o público destes cursos enfrentam para participar de programas de formação inicial, em decorrência da extensão territorial e da densidade populacional do país. Portanto, considera-se necessário o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a cursos de línguas estrangeiras por meio do ambiente virtual. Neste sentido, a presente pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivo estudar como se constroem as relações de ensino-aprendizagem entre os alunos, professores, tutores, do curso on-line de espanhol para turismo da UNESP/FCLAR por meio do chat educacional, acreditando assim que tal pesquisa tem sua relevância para a área dos estudos lingüísticos, uma vez que nos leva a refletir sobre a importância dos gêneros digitais emergentes, tendo em vista a sua utilização na educação a distância, sobretudo no ensino de línguas estrangeiras.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
MATIAS MIRANDA, Analie Francine et al. CHAT EDUCACIONAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/793>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento