IMPACTO SOCIAL DA UFPB

  • Andre Sonoda

Resumo




Análise de projeto implementado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para estruturação de acervo audiovisual online com entrevistas não-estruturadas sobre a atuação docente em termos de ensino, pesquisa e extensão. Visa demonstrar a importância da iniciativa para o processo educacional, mediante análise do desenvolvimento alcançado e perspectivas futuras. A metodologia é composta por análises bibliográfico-documentais sobre o desenvolvimento do projeto. Em termos de fundamentação teórica, considera-se a entrevista não-estruturada como “[...] totalmente aberta, pautando-se pela flexibilidade e pela busca do significado, na concepção do entrevistado” (AGUIAR; MEDEIROS, 2009, p. 10712), além de caracterizar-
se por ser “[...] menos estruturada possível [...]” (BRITTO JÚNIOR; FERES JÚNIOR, 2011, p. 240) ou permitir ao entrevistado "[...] decidir-se pela forma de construir a resposta” (LAVILLE; DIONE, 1999, p. 188-190 apud MATTOS, 2005, p. 824). Além disso, o aludido impacto social, contempla aspectos socioculturais, econômicos e educacionais relacionados às atividades docentes na UFPB. Como resultados, destaca-se a relevância da proposta para a educação, das tecnologias no ensino superior e do registro audiovisual da atuação docente. Conclui-se que a iniciativa pode demonstrar o impacto
social da UFPB, ao demonstrar os benefícios da inserção de pesquisa, extensão e tecnologias na educação.




Publicado
2018-05-21
Como Citar
SONODA, Andre. IMPACTO SOCIAL DA UFPB. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/795>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica