FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Carlos Alberto Dallabona Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tharsila M. D. Fariniuk Pontíficia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

Professores que atuam na educação profissional e tecnológica têm, em geral, formação insuficiente para atuarem em cursos híbridos (modelo blended learning) que congregam atividades presenciais e a distância, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, e que incluem cursos de nível médio técnico e cursos superiores de tecnologia. Geralmente os docentes de áreas específicas destes cursos não têm formação pedagógica estruturada para atividades não presenciais. A partir da hipótese de que o processo ensino-aprendizagem em cursos híbridos requer docentes em condições de realizar a mediação pedagógica, há necessidade de prover formação pedagógica de base e também para uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, propõe-se um modelo básico para viabilizar essa formação, através de curso de especialização, composto por eixos modulares, cujos componentes podem ser ofertados como cursos de extensão, permitindo a personalização do processo de oferta para situações específicas. A proposta do modelo deriva da aplicação da metodologia da problematização do arco de Maguerez. Nessa metodologia parte-se de um recorte da realidade, no qual se verificam pontos-chave que são estudados, seguindo-se o levantamento de hipóteses de solução, seleção e desenvolvimento da aplicação prática.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Engenheiro eletricista (UFPR), mestre em engenharia de produção (UFSC), doutor em Educação (UDELMAR). Professor da UTFPR.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Gestão Urbana (PPGTU-PUCPR, professora da FACEAR (Araucária-PR)

Publicado
2018-05-30
Como Citar
ALBERTO DALLABONA, Carlos; M. D. FARINIUK, Tharsila. FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/796>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica