AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E UTILIZAÇÃO DO SIGAA NA FORMAÇÃO DISCENTE: : ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPI, CAMPUS DE PARNAÍBA

  • Nathana Maria Carvalho Lopes
  • Thiago Nobre Gomes
  • Rosimeire Ferreira Mendes
  • Márcia Mendes Ruiz Cantano
  • Antônio Santos de Sousa

Resumo

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma ferramenta online disponível para comunidade institucional que busca facilitar a comunicação e principalmente estreitar a relação professor-aluno, maximizando o processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo descrever o quanto o SIGAA é eficaz do ponto de vista dos alunos a partir de sua utilização para comunicação, durante o processo ensino-aprendizagem ao longo da formação acadêmica. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários estruturados com alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia da UFPI, Campus Parnaíba. Segundo os participantes, a avaliação do SIGAA em termos de sua funcionalidade e planejamento para estudo, foi considerada ótima. Todavia, com relação à atuação dos alunos utilizando recursos tecnológicos durante trabalhos acadêmicos foi avaliada como boa, sendo que os participantes afirmaram já ter tido dificuldades em utilizar os recursos do sistema, principalmente o chat, e que a solicitação de atendimento dos professores por meio do sistema não é adotada pela maioria. Assim, pode-se sugerir que a UFPI adote um processo gerencial e avaliativo a fim de aprimorar o SIGAA, permitindo o avanço no relacionamento professor-aluno e a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
MARIA CARVALHO LOPES, Nathana et al. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E UTILIZAÇÃO DO SIGAA NA FORMAÇÃO DISCENTE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/801>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento