HORTA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE ESCOLARES
Resumo
A horta escolar tem sido muito utilizada como prática pedagógica, principalmente sob o enfoque da melhora da alimentação e educação ambiental. Autoeficácia consiste na crença ou confiança que uma pessoa é capaz de executar um comportamento visando um resultado para seu próprio benefício. Com o objetivo de promover a alimentação saudável de escolares, o presente projeto de intervenção propõe a implantação de uma horta escolar como prática pedagógica para o fomento de um ambiente de reflexão e aprendizado. Será realizada em área específica de uma escola pública estadual, sob Gerência da Regional, GRE-Recife Sul, Pernambuco. Acredita-se que ao cuidar da horta, os escolares terão a oportunidade de compreender o ciclo vital da planta e seus benefícios enquanto serão provocados a refletirem sobre suas responsabilidades e as consequências de seus atos sobre a sua saúde e relacionamentos no contexto escolar e familiar. Os conteúdos serão trabalhados a partir dos referenciais teóricos de Albert Bandura, com a Teoria Social Cognitiva e o conceito de autoeficácia, e de Paulo Freire, que preconiza o diálogo e a contextualização para uma aprendizagem significativa. Do exposto, defende-se a inclusão de práticas pedagógicas diversificadas que promovam cenários em transição para facilitar o processo ensino-aprendizagem por meio do protagonismo do aluno e que estimulem a aquisição de comportamentos saudáveis.