ESTAR JUNTO VIRTUAL
Resumo
Neste artigo é descrita a experiência do curso de Pedagogia Unesp-UniCEU em contribuir com a formação inicial de profissionais da rede pública de ensino, garantir melhor atendimento educacional com tecnologias em perspectiva inclusiva e formação na modalidade Educação a Distância. A proposta é mostrar a investigação constante da formação em serviço que vem ocorrendo no curso. O objetivo foi problematizar a caracterização da abordagem “Estar Junto Virtual” vivenciada pelos alunos, orientadores e equipe do curso. Foi selecionada uma disciplina e duas turmas do curso para garantir a coleta e análise dos dados. A coleta aconteceu nos fórum “Fale com o autor”, fórum obrigatório e sala modelo da disciplina. Foram analisados aspectos que respondessem a existência da abordagem, como interação, qualidade das perguntas e respostas, tempo e quantidade de respostas. A abordagem do Estar Junto Virtual de Valente, a abordagem Construcionista de ensino e aprendizagem de Schlünzen, os pressupostos de Goldemberg sobre universalização da educação e o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky, fundamentaram o trabalho e foram subsídios para as discussões. A rapidez nas respostas às dúvidas dos alunos, o oferecimento de fundamentos teóricos, a boa qualidade das perguntas, a quantidade de interação nos fóruns, a identificação do nível de conhecimento real dos alunos, são alguns dos resultados encontrados.