REDE DE PESQUISA COLABORATIVA: : NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGENS

  • Silvana Donadio Vilela Lemos

Resumo

O presente artigo traz um recorte do projeto Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola que contou com a participação de alunos e professores pesquisadores de duas escolas públicas e duas universidades brasileiras. De início, apresenta-se a  etapa 1 dos estudos desenvolvidos com o tema A Luz em Minha Vida e, em seguida, a  etapa 2, com as pesquisas a partir da questão temática O que Fazer para Ter Melhor Qualidade de Vida?  A metodologia teve como base analisar as mensagens trocadas em tempo real no Fórum Todos Juntos e Misturados, na plataforma educacional Edmodo. Os autores que subsidiaram as análises foram Almeida (2002); Almeida e Valente (2014); Almeida; Alves e Lemos (2014); Bogdan e Biklen (1994); Dias (2004); Figueiredo (2014); Castells (1996); e Base Nacional Comum Curricular (2017). Depreende-se, pelas análises, que há indícios de inovação educativa ao se conceber o ato educativo a partir das questões pertencentes à realidade do aluno que, no processo de investigação científica, se sentiu curioso e motivado em fazer uso de tecnologias para pesquisar, compartilhar os conhecimentos no ambiente da Rede, em tempo real. Dentre os desafios, considera-se fundamental a articulação entre contextos para fomentar a expansão de conhecimentos.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
DONADIO VILELA LEMOS, Silvana. REDE DE PESQUISA COLABORATIVA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/804>. Acesso em: 19 out. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento