REDE DE PESQUISA COLABORATIVA
Resumo
O presente artigo traz um recorte do projeto Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola que contou com a participação de alunos e professores pesquisadores de duas escolas públicas e duas universidades brasileiras. De início, apresenta-se a etapa 1 dos estudos desenvolvidos com o tema A Luz em Minha Vida e, em seguida, a etapa 2, com as pesquisas a partir da questão temática O que Fazer para Ter Melhor Qualidade de Vida? A metodologia teve como base analisar as mensagens trocadas em tempo real no Fórum Todos Juntos e Misturados, na plataforma educacional Edmodo. Os autores que subsidiaram as análises foram Almeida (2002); Almeida e Valente (2014); Almeida; Alves e Lemos (2014); Bogdan e Biklen (1994); Dias (2004); Figueiredo (2014); Castells (1996); e Base Nacional Comum Curricular (2017). Depreende-se, pelas análises, que há indícios de inovação educativa ao se conceber o ato educativo a partir das questões pertencentes à realidade do aluno que, no processo de investigação científica, se sentiu curioso e motivado em fazer uso de tecnologias para pesquisar, compartilhar os conhecimentos no ambiente da Rede, em tempo real. Dentre os desafios, considera-se fundamental a articulação entre contextos para fomentar a expansão de conhecimentos.