TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: : FOCO NA APRENDIZAGEM HÍBRIDA

  • Sthefanie Kalil Kairallah Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Avaré

Resumo

Com o advento da internet, mudanças como a instalação de uma nova ordem social que deriva do relacionamento homem-máquina, unidos por uma língua estrangeira, especificamente o Inglês, cresceram e continuam crescendo em grande escala. Diante dessa realidade, destaca-se a necessidade de superar a complexidade do processo ensino-aprendizagem de línguas, que se configura como alvo constante de pesquisa e discussão. Consoante a isso, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) atuam como instrumentos facilitadores para desenvolver a modalidade híbrida de aprendizagem, blended learning, uma vez que oferecem a possibilidade de tornar o aluno um participante ativo ao integrar tecnologias digitais ao currículo escolar e permitir que a construção do conhecimento seja cada vez mais significativa. Os participantes da pesquisa são alunos do Ensino Médio, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Pretende-se verificar o potencial da modalidade blended learning para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras neste contexto, investigando mais especificamente as plataformas digitais. Como resultado, espera-se fomentar o interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa de modo personalizado e significativo, assim como contribuir para as pesquisas da área.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
KALIL KAIRALLAH, Sthefanie. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/806>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento