O USO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA IN SITU COMO AÇÃO EDUCATIVA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE
Resumo
Dentro da perspectiva da Educação em Saúde, buscar estratégias pedagógicas e ferramentas que propiciem a aprendizagem significativa do trabalhador de saúde em meio ao seu próprio contexto de trabalho é fundamental para contribuir para a qualificação destes profissionais. O uso de simulação realística in situ, ou seja, aquela realizada dentro do próprio processo e ambiente de trabalho têm se mostrado eficaz para este fim. Desta forma, este relato de experiência objetivou apresentar o uso de simulação in situ para capacitação dos colaboradores de um hospital privado do interior do estado de São Paulo no atendimento a parada cardiorrespiratória. A experiência relatada possuiu as seguintes fases de desenvolvimento: Definição dos instrumentos e preparação do cenário, briefing, execução da simulação e debriefing. Para a análise dos resultados os dados coletados foram discutidos à luz do referencial teórico pertinente. Ao final do estudo, a simulação foi compreendida como estratégia pedagógica potente para aprimorar o desempenho técnico da equipe multidisciplinar, assim como trabalhar aspectos comportamentais e operacionais, identificando oportunidades de melhorias do processo de trabalho.