O USO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA IN SITU COMO AÇÃO EDUCATIVA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE: : RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Fernanda Maria De Miranda
  • Paola Lefcadito Alvares Unimed São Carlos
  • Luís Henrique Pereira Biffi
  • Lais Rocha
  • Daniel Roberto Vanzo Gomes
  • Janete Akamine

Resumo

Dentro da perspectiva da Educação em Saúde, buscar estratégias pedagógicas e ferramentas que propiciem a aprendizagem significativa do trabalhador de saúde em meio ao seu próprio contexto de trabalho é fundamental para contribuir para a qualificação destes profissionais. O uso de simulação realística in situ, ou seja, aquela realizada dentro do próprio processo e ambiente de trabalho têm se mostrado eficaz para este fim. Desta forma, este relato de experiência objetivou apresentar o uso de simulação in situ para capacitação dos colaboradores de um hospital privado do interior do estado de São Paulo no atendimento a parada cardiorrespiratória. A experiência relatada possuiu as seguintes fases de desenvolvimento: Definição dos instrumentos e preparação do cenário, briefing, execução da simulação e debriefing. Para a análise dos resultados os dados coletados foram discutidos à luz do referencial teórico pertinente. Ao final do estudo, a simulação foi compreendida como estratégia pedagógica potente para aprimorar o desempenho técnico da equipe multidisciplinar, assim como trabalhar aspectos comportamentais e operacionais, identificando oportunidades de melhorias do processo de trabalho.

Biografia do Autor

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Enfermeira. Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas Unimed São Carlos.

Luís Henrique Pereira Biffi

Enfermeiro. Supervisor de Enfermagem Pronto Atendimento Hospital Unimed. Unimed São Carlos.

Lais Rocha

Enfermeira. Supervisora de Enfermagem Internação Hospital Unimed. Unimed São Carlos.

Daniel Roberto Vanzo Gomes

Médico Pneumologista. Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Unimed. Unimed São Carlos.

Janete Akamine

Enfermeira. Gerente Hospitalar Hospital Unimed. Unimed São Carlos.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
MARIA DE MIRANDA, Fernanda et al. O USO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA IN SITU COMO AÇÃO EDUCATIVA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/808>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento