O USO DA TÉCNICA DE NARRATIVA OCC-RDD COMO APOIO PARA ELABORAÇÃO E OU ROTEIRIZAÇÃO DE CONTEÚDO DAS AULAS MINISTRADAS NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO: :

  • Ubirajara Martin Coelho Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ítalo Santiago Vega Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação tem contribuído na Educação o incentivo nos desafios de todas as comunidades acadêmicas por busca de novas Tecnologias Midiáticas e novos processos metodológicos com objetivo de impulsionar o crescimento na produção de Objetos Digitais de Aprendizagem, o que tem fomentado a prática diferenciada dos docentes. Assim, esse trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação da técnica de narrativa OCC-RDD (Objetivo, contratempo e Catástrofe, Reação, Dilema e Decisão) como um instrumento de apoio na elaboração e ou roteirização de conteúdo das aulas ministradas nas disciplinas do curso de computação. A ideia do artigo é apresentar o quão essa metodologia permiti dar apoio ao docente na realização desses processos a serem trabalhados em sala de aula e resultando um feedback do desempenho acadêmico nas dificuldades cognitivas em tempo real.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MARTIN COELHO, Ubirajara; SANTIAGO VEGA, Ítalo. O USO DA TÉCNICA DE NARRATIVA OCC-RDD COMO APOIO PARA ELABORAÇÃO E OU ROTEIRIZAÇÃO DE CONTEÚDO DAS AULAS MINISTRADAS NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/812>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica