A QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENCIAL MEDIADO POR TECNOLOGIA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CENTRO DE MÍDIAS DO ESTADO DO AMAZONAS

  • Regina Ferreira da Costa

Resumo

Esta pesquisa pretende identificar a qualidade do ensino fundamental na disciplina de Matemática através da mediação tecnológica e pedagógica utilizada no Centro de Mídias do Amazonas (CEMEAM). O programa CEMEAM implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM) está inserido na modalidade de ensino presencial no formato de teleaulas via satélite para os 62 municípios do Estado. Utilizou-se a técnica de conteúdo categorial proposta por Bardin (1994) para análise de duas entrevistas com os professores titulares da disciplina de Matemática do CEMEAM que atenderam aos critérios de elegibilidade (concursados, tempo de experiência no ensino mediado por tecnologia e no ensino fundamental regular), propostos nesta pesquisa.  O atributo da qualidade do método de ensino utilizado no CEMEAM, sob a ótica dos docentes de Matemática, pode estar relacionado com aspectos externos e internos. Constatou-se o predomínio de indicativos como a satisfação do método de ensino baseado na exposição do professor e a interatividade com os alunos, além da satisfação com as ferramentas tecnológicas de comunicação digital, porém há necessidade de potencializar a interação entre a mediação tecnológica e os procedimentos pedagógicos, além da elaboração de um currículo específico para o ensino fundamental na disciplina de Matemática nesta modalidade de ensino aplicada no CEMEAM.

Publicado
2018-05-25
Como Citar
FERREIRA DA COSTA, Regina. A QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENCIAL MEDIADO POR TECNOLOGIA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CENTRO DE MÍDIAS DO ESTADO DO AMAZONAS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/814>. Acesso em: 03 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica