A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL

  • Ana Cecilia Machado Dias UNISUAM
  • Pedro Pascoal Sava UNISUAM
  • Helena Portes Sava de Farias UNISUAM
  • Bruno Matos de Farias UNISUAM

Resumo

A Educação a Distância (EAD) é uma forma de ensino/aprendizagem que diverge da modalidade presencial por ser realizada por meio de utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs), permitindo que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes. Este tipo de educação está sendo cada vez mais utilizado na Educação Básica, na Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação), nos cursos Técnicos, Profissionalizantes, nos de Aperfeiçoamento, dentre outros. O objetivo deste artigo é apresentar uma visão da EAD no ensino de Graduação no Brasil, com foco nas políticas educacionais, nos polos de EAD e na evasão dos estudantes nesta modalidade de ensino. A metodologia da pesquisa é qualitativa, bibliográfica e exploratória. A busca dos artigos foi realizada na base de dados Google acadêmico, tomando os últimos cinco anos (2013-2017), dos quais foram selecionados oito artigos. Os resultados dos dados foram realizados de acordo com a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), sendo divididos em três categorias: Categoria 1: Políticas Educacionais; Categoria 2: Polos de EAD; Categoria 3: Evasão na EAD. Conclui-se que a Educação a Distância contribui para elevar a qualidade do ensino superior no Brasil, além de alcançar o estudante aonde o ensino presencial não chega.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Augusto Motta (1994) e Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007). Atualmente é Vice-Reitor de Relacionamento Institucional do Centro Universitário Augusto Motta, Conselheiro Regional do CREA RJ para o triênio 2014/2016 e professor titular do Centro Universitário Augusto Motta. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Administração Acadêmica de Ensino Superior.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local (2015), possui graduação em Enfermagem (2006), Licenciatura em Letras (2006) e especializações em Saúde da Família (2013), Enfermagem do Trabalho (2009) e Terapia Intensiva (2007) pelo Centro Universitário Augusto Motta. Assessora editorial da Editora Epitaya. Atualmente é docente no Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família do Centro Universitário Augusto Motta. É professora conteudista de disciplinas online na área da saúde. Criadora do aplicativo EDUSAÚDE. Criadora de conteúdo sobre educação no YouTube. Enfermeira que acredita e investe no poder transformador da educação em saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, Tecnologias, Saúde Coletiva e Saúde da Família com ênfase na Educação em Saúde e Educação popular.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Professor Auxiliar na Universidade Estácio de Sá (UNESA) no Curso de Engenharia Civil. Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Docência OnLine: Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente no seguinte tema: Perícia e Assistência Técnica. Especialista em Registros de Patentes, Marcas e Programas de Computador. Professor Externo no curso de extensão Pra Quem Faz (UNISUAM).

Publicado
2018-05-28
Como Citar
MACHADO DIAS, Ana Cecilia et al. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/816>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política