O PRÉ VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

  • Janie Mendes Jasmim Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Professora Associada
  • Poliana Romero Miller Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Graduanda
  • Yasmin Gonçalves Pereira Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Graduanda
  • Yara Gonçalves Pereira Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Graduanda
  • Suelen Ribeiro de Souza Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Doutoranda

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o processo de reestruturação do curso XXXX na modalidade a distância. O espaço de ensino disponibilizado é o AVA Moodle. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso da reestruturação do curso, utilizando os dados levantados nas planilhas de acesso dos alunos e tutores, bem como um questionário para identificar os pontos positivos e negativos do processo. O curso possui nove bolsistas, que atuam nas áreas administrativas e de tutorias, que participaram ativamente das atividades: atualização do Moodle; reestruturação das salas de aulas, divididas por eixos; cadastro e inclusão dos participantes e treinamento de equipe. Esse processo foi iniciado como alternativa a ampliação e permanência dos alunos no curso, pois desde 2013 – quando o curso foi implementado – o nível de participação e continuidade era muito incipiente, visto que o ensino a distância exige certo grau de autonomia e comprometimento. Conclui-se que a nova estrutura do XXXX EaD, segundo os eixos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conta com um número expressivo de alunos inscritos (118), sendo que destes 26,27% acessaram assiduamente, 37,29% frequentaram algumas vezes (ao menos uma disciplina) e 36,44% nunca frequentaram as aulas.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MENDES JASMIM, Janie et al. O PRÉ VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/819>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política