O ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: :

  • Helena Portes Sava de Farias UNISUAM
  • Ana Cecilia Machado Dias UNISUAM
  • Pedro Pascoal Sava UNISUAM
  • Bruno Matos De Matos de Farias UNISUAM

Resumo

Ensino híbrido é um método pedagógico que integra os pontos fortes do ambiente de sala de aula tradicional no mundo físico e as atividades de aprendizagem na Internet no ambiente de aprendizagem virtual. Para tanto, este artigo tem por objetivo descrever as experiências acadêmicas utilizando o ensino híbrido como metodologia de ensino. A abordagem é qualitativa, descritiva e de revisão bibliográfica. A busca pelos artigos foi realizada no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018 na base de dados internacional de educação, ERIC. Foram utilizados os seguintes descritores "blended learning" e "university" sendo localizados 549 (quinhentos e quarenta e nove) artigos. A fim de reduzir a busca, foi inserido o terceiro descritor "undergraduate students" reduzindo para 75 (setenta e cinco) artigos. Os critérios de inclusão foram: os últimos cinco anos e trabalhos completos. Já os critérios de exclusão dos artigos foram: artigos de revisão e artigos publicados no Congresso CELDA. Dessa forma, foram analisados 10 (dez) artigos publicados na Oceania, Ásia, Europa, África e América do Norte. Na América do Sul não foram encontrados artigos relevantes para análise. Sendo assim, os estudos foram organizados em duas categorias, dentre eles: Categoria 1: Ensino híbrido como ferramenta pedagógica e Categoria 2: Metodologias do ensino híbrido. O ensino híbrido é uma metodologia que deve ser explorada pelas instituições de ensino e estimuladas a seus professores, uma vez que foi evidenciado em diversos estudos a eficácia dos resultados obtidos pelos alunos por meio dessa estratégia metodológica. Vale ressaltar que existem diversos instrumentos que podem ser utilizados no ensino híbrido: ambiente virtual, telefone celular, aplicativos e redes sociais. E o professor deve identificar a plataforma que melhor integra os saberes discutidos e os seus alunos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local (2015), possui graduação em Enfermagem (2006), Licenciatura em Letras (2006) e especializações em Saúde da Família (2013), Enfermagem do Trabalho (2009) e Terapia Intensiva (2007) pelo Centro Universitário Augusto Motta. Assessora editorial da Editora Epitaya. Atualmente é docente no Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família do Centro Universitário Augusto Motta. É professora conteudista de disciplinas online na área da saúde. Criadora do aplicativo EDUSAÚDE. Criadora de conteúdo sobre educação no YouTube. Enfermeira que acredita e investe no poder transformador da educação em saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, Tecnologias, Saúde Coletiva e Saúde da Família com ênfase na Educação em Saúde e Educação popular.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação, graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis e especialista em: Educação Infantil; Arte Educação; Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância; Alfabetização das Crianças das Classes Populares; Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social; Inovações em Tecnologias Educacionais. Cursando segunda graduação em Letras e especialização em Design Instrucional na UNIFEI e Tecnologias da Educação na UFSCAR. Atualmente atua como Assessora Pedagógica na equipe de Serviços Educacionais na Somos Educação. Docente no curso de pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu e docente nos cursos EaD na UNISUAM, atuando como pesquisadora do GEPEAD - UNISUAM. Possui experiência na área de Educação, Ensino a Distância e Design Instrucional. Atua principalmente nos seguintes temas: Cultura, Infância, Arte, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino a Distância, Docência online e Tecnologia na Educação.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Augusto Motta (1994) e Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007). Atualmente é Vice-Reitor de Relacionamento Institucional do Centro Universitário Augusto Motta, Conselheiro Regional do CREA RJ para o triênio 2014/2016 e professor titular do Centro Universitário Augusto Motta. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Administração Acadêmica de Ensino Superior.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Professor Auxiliar na Universidade Estácio de Sá (UNESA) no Curso de Engenharia Civil. Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Docência OnLine: Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente no seguinte tema: Perícia e Assistência Técnica. Especialista em Registros de Patentes, Marcas e Programas de Computador. Professor Externo no curso de extensão Pra Quem Faz (UNISUAM).

Publicado
2018-05-22
Como Citar
PORTES SAVA DE FARIAS, Helena et al. O ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/820>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento