A PEDAGOGIA NA ERA DIGITAL

  • Sirley Marques da Silva

Resumo

Este artigo é resultado de uma Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, tendo como objeto de investigação a prática do pedagogo do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). O qual apresentou de que maneira é constituído seu desempenho pedagógico numa perspectiva em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), estão inseridas. Para que houvesse uma melhor compreensão dos resultados e desenvolvimento da pesquisa, foi apresentada uma breve análise sobre a Trajetória da Pedagogia no Brasil, sendo identificados seus processos históricos, além da reflexão das possibilidades do ofício do pedagogo na Era Digital. Nesse viés foram pontuadas as mudanças ocorridas no cenário do trabalho pedagógico, culminando no processo de ensino e aprendizagem. Tendo como objetivo principal conhecer como é constituído o processo do trabalho da equipe pedagógica no CEMEAM, abordando os avanços/recuos, pontos fortes/fracos e apresentando sugestões para o fortalecimento das ações pedagógicas no local de estudo. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e de campo desenvolvida no CEMEAM, sendo produzida por passos metodológicos configurados por etapas procedimentais que organizaram toda estrutura da pesquisa. Os resultados revelaram que o pedagogo do CEMEAM possui modos peculiares em sua prática, por suas atribuições exigirem uma especialidade à luz da utilização das TDIC, num contexto de relação com a Educação à Distância e presencial mediada por tecnologia.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
MARQUES DA SILVA, Sirley. A PEDAGOGIA NA ERA DIGITAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/824>. Acesso em: 13 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica