PLATAFORMA ANÍSIO TEIXEIRA

  • Josenir Hayne Gomes

Resumo

Os debates sobre o papel da Educação e principalmente sobre a Educação a Distância, na formação dos aprendentes permitiram estabelecer novos cânones e meios, definindo pistas para pesquisa, orientações e metas políticas. Visando dar um suporte a estas necessidades, surgem na modernidade, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), contemplando pedagogicamente estas necessidades. Desta forma, a exemplo, a Plataforma Anísio Teixeira – PAT, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), integra um conjunto de serviços, softwares livres e Recursos Educacionais Abertos (REA) com práticas pedagógicas e  gestão de acervos on-line, voltados para a Educação Básica e para a Formação Continuada dos Profissionais da Educação,  das redes públicas de ensino do Estado da Bahia. A referida Plataforma Educacional voltada para as escolas públicas baianas, estudantes e professores tem acesso a novas formas de aprender, ensinar, construir e compartilhar conhecimentos em rede, configuradas com o uso da tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Colaborando também com a comunidade educativa por meio de formações aos docentes através da Educação a Distância, na transformação da informação em conhecimento, seguindo padrões de flexibilidade e interatividade, e ainda   refletindo no desenvolvimento da comunidade social e política, viabilizando a participação dos envolvidos. Tudo isto contribui para a construção da cidadania, consequentemente a transformação das comunidades escolares nos diversos “cantos e recantos” da Bahia. 

Publicado
2018-05-22
Como Citar
HAYNE GOMES, Josenir. PLATAFORMA ANÍSIO TEIXEIRA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/827>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica