BREVES DISCUSSÕES EM TORNO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO
Resumo
Analisamos a trajetória conceitual de tecnologia e sua relação com a educação e as tendências dos saberes, tendo em vista a sinergia dos temas. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que se resultou em três pontos de análise: panorama tecnológico, a tecnologia e educação tecnológica e tecnologia e a tendência dos saberes. Autores como Peña (2003), Bazzo (2014), Durães (2009), KENSKI (2008) e Pinto (2005) contribuem para a compreensão da construção tecnológica que se vislumbra, mas pouco se reflete principalmente em termos epstemlógicos. O objetivo não é trazer delimitações e definições, mas abrir reflexões para este processo que reverberam em todas as camadas do tecido social, em especial na educação e na tendência dos saberes, onde queremos contribuir e entendo a correlação dos temas. Estas discussões colaboram para uma constate avaliação da trajetória e desenvolvimento da tecnologia, percebendo as mudanças conceituais ligadas ao contexto, e uma reavaliação dos caminhos que estamos adotando para a formação dos indivíduos, interligando as três áreas propostas de pesquisa. Os resultados indicam ações que devem ser evitados como a mecanização do pensamento trazido pela Revolução Industrial, que ainda vemos aplicadas no sistema educacional brasileiro, a desumanização da educação e seus contrapontos que a norteiam.