APRENDIZAGEM NA EAD

  • Katia Cristina Custodio Ferreira Brito
  • Nadia Flausino Vieira Borges
  • Marcia Flausino V. Alves
  • Ângela Noleto da Silva

Resumo

Este trabalho relata investigação que objetivou conhecer as vivências de uma fração específica de professores da Educação Básica do Tocantins, sobre as possibilidades e enfrentamentos vivenciados no processo de aprendizagem à distância referenciando-se na abordagem qualitativa de análise face ao desenvolvimento de pesquisa do tipo estudo de caso. O procedimento de coleta dos dados se deu por meio de depoimentos dos professores em formação pela Plataforma Moodle - ambiente virtual de aprendizagem - sendo os investigados os cursistas frequentes de um curso de especialização com ênfase na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Diversidade e da Inclusão Social ofertada no período 2015 a 2016. Evidenciou-se que no que se refere aos desafios enfrentados frente ao processo de aprendizagem na EaD, estes continuam a passar pela ausência na familiaridade e adaptação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) enquanto ferramentas formativas, do acesso e compreensão de ambientes virtuais de aprendizagem e precária infraestrutura das unidades escolares. Já no tocante às possibilidades percebidas, a oferta do curso e sua organização, acesso à materiais atuais acerca da temática e a oportunidade em realizar formação scritu sensu de maneira gratuita foram os pontos relevantes.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
CUSTODIO FERREIRA BRITO, Katia Cristina et al. APRENDIZAGEM NA EAD. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/831>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento