MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, USOS E ESTRATÉGIAS DE TDIC’S UTILIZADOS PELA TUTORIA A DISTÂNCIA EM UM CURSO PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

  • Paulo Henrique Barbosa Silva

Resumo

Resumo.


A temática precípua do artigo trata de analisar a mediação pedagógica da tutoria a distância e suas estratégias docentes viabilizadas pelas TDIC’s como forma de combate a evasão em curso de aperfeiçoamento semipresencial, além de seu papel reflexivo na docência. Os objetivos concentram-se em averiguar a atuação da tutoria a distância e sua relação com as tecnologias educacionais, abordar práticas de ensino e acompanhar o crescimento epistemológico dos estudantes. A metodologia explicativa será adotada para investigar os fenômenos juntamente com a abordagem socioconstrutivista. A fundamentação teórica baseia-se em fontes que explicitam e ressignificam a atuação do tutor a distância e seu papel de mediador no ensino-aprendizagem, além das temáticas em direitos humanos. Os resultados auferidos têm como escopo os memoriais descritivos reflexivos produzidos pelos estudantes.


Palavras-chave: tutoria a distância, mediação pedagógica, WhatsApp, evasão, Educação em Direitos Humanos.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
BARBOSA SILVA, Paulo Henrique. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, USOS E ESTRATÉGIAS DE TDIC’S UTILIZADOS PELA TUTORIA A DISTÂNCIA EM UM CURSO PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/838>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica