LA INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES DE INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN (TDIC) EN LA PRÁCTICA DOCENTE
Resumo
Este artigo faz a análise prospectiva da realidade da comunidade de Maule diante da expansão do uso das tecnologias na ação docente, com o objetivo de apresentar uma proposta sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo, no contexto da educação básica. O método prospectivo foi realizado com base na análise de cenários, em que os principais elementos que influenciaram o problema foram identificados, permitindo uma antecipação do futuro de modo a fornecer suporte para um planejamento de médio prazo com a finalidade de alcançar o cenário desejado. Este trabalho aborda as TDIC como uma parte inerente do currículo. O processo de integração das TDIC de forma coordenada e harmoniosa ao currículo parte da inserção de suas diversas possibilidades didáticas no plano estratégico de desenvolvimento local. Os resultados mostraram que a integração do TDIC na prática docente no ambiente escolar perpassa pela organização institucional que promove tal integração, a implementação de infra-estrutura que acompanha o avanço tecnológico, o desenvolvimento das habilidades de ensino e o desenvolvimento de competências docentes para o uso das TDIC.