LA INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES DE INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN (TDIC) EN LA PRÁCTICA DOCENTE

  • Maira Rejane Oliveira Pereira
  • Catalina Villanueva
  • Karen Fuica

Resumo

Este artigo faz a análise prospectiva da realidade da comunidade de Maule diante da expansão do uso das tecnologias na ação docente, com o objetivo de apresentar uma proposta sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo, no contexto da educação básica. O método prospectivo foi realizado com base na análise de cenários, em que os principais elementos que influenciaram o problema foram identificados, permitindo uma antecipação do futuro de modo a fornecer suporte para um planejamento de médio prazo com a finalidade de alcançar o cenário desejado. Este trabalho aborda as TDIC como uma parte inerente do currículo. O processo de integração das TDIC de forma coordenada e harmoniosa ao currículo parte da inserção de suas diversas possibilidades didáticas no plano estratégico de desenvolvimento local. Os resultados mostraram que a integração do TDIC na prática docente no ambiente escolar perpassa pela organização institucional que promove tal integração, a implementação de infra-estrutura que acompanha o avanço tecnológico, o desenvolvimento das habilidades de ensino e o desenvolvimento de competências docentes para o uso das TDIC.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
REJANE OLIVEIRA PEREIRA, Maira; VILLANUEVA, Catalina; FUICA, Karen. LA INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES DE INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN (TDIC) EN LA PRÁCTICA DOCENTE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/84>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política