ASPECTOS DA LEITURA DE E-BOOKS E AQUISIÇÕES ENVOLVIDAS

  • Carlos Henrique Tavares de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Biblioteca Central (BC).
  • Kátia Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Instituto de Educação (IE) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Cuiabá, MT, Brasil.
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Instituto de Computação (IC) e Instituto de Educação (IE) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Cuiabá, MT, Brasil.

Resumo

Na sociedade contemporânea, o rápido desenvolvimento e difusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) exercem grandes influências no meio social e, nesse sentido, o e-book ou livro eletrônico, é um objeto que além de inovar as práticas de leitura, coloca em cena novas possibilidades de interação dos leitores com o seu meio. Nesse sentido, nosso interesse no presente texto é examinar a leitura de livros eletrônicos por estudantes de graduação de uma universidade federal brasileira, a partir de dados preliminares de uma pesquisa de doutorado que possui abordagem qualitativa e visa investigar as aquisições potencializadas pelos e-books. Para tanto, nosso espectro teórico perpassa o contexto dos e-books e das questões inerentes aos processos de aquisição, para culminar nas reflexões a partir de alguns dados qualitativos coletados e sistematizados no decorrer do estudo. Enfim, embora se trate de uma pesquisa em andamento, já podemos observar questões pertinentes, dentre as quais, examinamos nesse momento algumas aquisições decorrentes da experiência de leitura de livros eletrônicos, permitindo-nos considerar que os novos recursos, a interatividade, e as novas relações estabelecidas correspondem àquilo que agrega o diferencial a estas aquisições.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bibliotecário-Documentalista da Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre e Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Associado I do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
TAVARES DE FREITAS, Carlos Henrique; MOROSOV ALONSO, Kátia; MACIEL, Cristiano. ASPECTOS DA LEITURA DE E-BOOKS E AQUISIÇÕES ENVOLVIDAS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/841>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica