UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO DE REDE SOCIAL MÓVEL AUXILIANDO NO APRENDIZADO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: :

  • Natalia Marini de Souza
  • Juliano de Pierri FUNEC-Sta Fé do Sul
  • Eduardo da Costa Pinto Junior FUNEC-Sta Fé do Sul
  • Izabela Fernanda FUNEC-Sta Fé do Sul
  • Carolina Borges FUNEC-Sta Fé do Sul

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem tem despertado o interesse de inúmeros pesquisadores da área de educação à distancia nos últimos tempos. Este interesse advém do fato de que as novas gerações de estudantes se encontram muito mais engajadas no contexto da sociedade atual pelo uso constante e indiscriminado das redes sociais eletrônicas. Dentre estas redes sociais as que vêm ganhando mais destaque entre os estudantes são aquelas utilizadas de maneira móvel, principalmente as operadas por telefonia celular. Por outro lado as deficiências educacionais dos estudantes tem se mostrado constantes com o passar do tempo, dificuldades de aprender efetivamente, de aplicar o conhecimento e principalmente de evoluir para novos aspectos criativos à partir daquilo que foi aprendido inicialmente. O presente estudo teve como proposta utilizar um aplicativo de rede social móvel como instrumento de recuperação de 126 alunos de 3 turmas diferentes que obtiveram nota insuficiente para aprovação em uma disciplina curricular normal do curso superior em Odontologia numa universidade pública do interior do estado de São Paulo e tem como objetivo avaliar se este instrumento de ensino foi eficaz e pode ser aplicado com sucesso. A metodologia utilizada incluiu todos os alunos em um grupo virtual com regras claras a respeito da finalidade do grupo um tutor virtual, que neste caso era o próprio professor da disciplina, se dispôs a administrar o grupo conduzindo o processo de ensino-aprendizagem. Durante este processo algumas técnicas foram sendo implementadas como o reforço positivo, a construção conjunta do conhecimento, as orientações pedagógicas de como estudar e principalmente as discussões sobre os assuntos pertencentes à disciplina em questão. Para avaliar esta metodologia três parâmetros principais foram observados: a adesão dos estudantes ao grupo de estudos, a participação de cada estudante no processo e o índice de aprovação na prova de recuperação. A fundamentação teórica para o trabalho busca integrar um método de ensino eficiente na realidade do aluno, na inserção daquilo que é considerado obrigação de aprender numa realidade que é considerada cotidiana. Os resultados mostraram que dos 126 alunos apenas 6 não aderiram aos grupos de estudo (5,5%), dos 120 que aderiram apenas 10 (8,2%) não participaram com nenhuma postagem, e apenas 12(10%) alunos não foram aprovados no exame de recuperação em questão. Em face dos resultados obtidos concluímos que esta metodologia é eficaz e despertou o interesse dos alunos pelo estudo podendo ser aplica com sucesso nesta área do conhecimento.


 

Biografia do Autor

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Professor Titular do Departamento de Prótese da Faculdade Pública de Santa Fé do Sul. FUNEC

Orientador do Projeto.

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Aluno de Graduação

Especialista em midias digitais

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Aluna de Graduação do Curso de Odontologia

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Aluna de graduação em Odontologia

Publicado
2018-06-04
Como Citar
MARINI DE SOUZA, Natalia et al. UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO DE REDE SOCIAL MÓVEL AUXILIANDO NO APRENDIZADO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/846>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento