CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Priscila Cristina Barbosa Fidelis Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP
  • Thaís Zerbini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP

Resumo

Pesquisas na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) evidenciam que características individuais podem influenciar os resultados de aprendizagem nas ações educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo mapear a produção científica nacional e internacional sobre características individuais e aprendizagem na Educação a distância e identificar lacunas de pesquisa. Foram consultadas as bases de dados ProQuest, PePSIC, SciELO e Web of Science. Na seleção inicial, foram encontrados 1.492 artigos, dos quais 30 satisfizeram os critérios de inclusão e exclusão. As análises contemplaram informações sobre contexto de realização das pesquisas, medidas de aprendizagem, principais variáveis investigadas e resultados das pesquisas. Os resultados apontam um aumento significativo da produção nos últimos anos e em periódicos de diferentes áreas. O contexto predominante de realização das pesquisas foi a educação presencial e as medidas de aprendizagem mais utilizadas foram nota de avaliação e média geral das disciplinas. Os resultados indicam que a educação a distância, que é amplamente utilizada em ações educacionais e está em expansão, ainda é pouco investigada. As variáveis mais pesquisadas foram autoeficácia, motivação e estratégias de aprendizagem. Diversos instrumentos foram construídos para medir essas variáveis e os resultados são promissores, evidências do avanço científico da área.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
CRISTINA BARBOSA FIDELIS, Priscila; ZERBINI, Thaís. CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/847>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento