O WORLD CAFÉ COMO UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM ATIVA
Resumo
Este estudo parte do pressuposto de que a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1960), ocorre a partir de uma perspectiva de diálogo e mediação entre professores e alunos e destes com seus pares (FREIRE, 1996; VYGOTSKY, 1995). Considera-se o aluno como elemento central do processo educativo, e por isso, sua história de vida (NÓVOA, 1992), suas singularidades, os aspectos culturais e sociais de seu contexto são fundamentais. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento é, em sua essência, interdisciplinar e que, por isso, o ensino se configura a partir da complexidade e do conhecimento em rede (FAZENDA, 2013; MORIN, 2008). Nesse sentido, apresenta-se a Metodologia World Café, utilizada em disciplinas da Universidade de Taubaté (Brasil), nos Cursos de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e em Educação. O World Café, por considerar o diálogo em situações de acolhimento como premissa para se resolver problemas coletivamente, auxilia na mediação das aprendizagens em grupos heterogêneos e, por isso, contribui para a discussão sobre a construção de conhecimento a partir da perspectiva da Aprendizagem Ativa, sobretudo àquelas vinculadas ao papel de docente. Há sete princípios que caracterizam um processo de World Café: (1) definição do contexto; (2) criação de um espaço de acolhimento; (3) exploração de perguntas que façam sentido ao propósito do encontro; (4) incentivo para a contribuição de todos os participantes; (5) conexão de perspectivas diversas; (6) ouvir os outros por padrões e por insights; (7) compartilhar descobertas coletivas. Neste caso apresentado, o processo de World Café acontece concomitantemente com o Flipped Classroom. Os alunos precisam ler os textos-base para responder um formulário no Google Forms antes da aula presencial. Os resultados demonstram que se trabalham conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na medida em que o aluno reflete sobre a problemática apresentada e, em um clima de acolhimento, colaborativamente constrói estratégias e indicadores de ações possíveis.