CONTRIBUIÇÕES E TENDÊNCIAS DAS TIC (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: : UMA REVISÃO DO XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA

  • Wellington Dutra Dos Reis
  • Waisenhowerk Vieira De Melo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições e tendências das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) através da análise dos trabalhos de comunicação oral apresentados no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Identificando quais os conteúdos foram abordados, quais as áreas das TIC foram utilizadas, e por fim, apontou-se quais as principais tendências desta área. É apresentado uma revisão da literatura abordando os principais temas que envolvem o uso das TIC. Identificamos que os softwares atualmente são a ferramenta mais explorada pelos autores. No que se refere as regiões de produção dos trabalhos, pôde-se perceber um amplo número de publicações na região sudeste e sul do país. Com relação ao nível escolar, os trabalhos que possuem objetivo de atender a educação básica representaram um total de 75%, seguidos de trabalhos voltados ao ensino superior, e com uma menor quantidade, os trabalhos destinados a professores em formação. Em suma, a introdução das TIC possibilita um novo modo de promover o ensino, fazendo com que os professores que não foram habituados necessitem buscar meios para compreende-las e utiliza-las, tornando-se necessário a promoção de cursos para professores em formação e para os já atuantes.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
DUTRA DOS REIS, Wellington; VIEIRA DE MELO, Waisenhowerk. CONTRIBUIÇÕES E TENDÊNCIAS DAS TIC (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/855>. Acesso em: 30 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento