EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
Resumo
Resumo:
O estudo busca refletir sobre a democratização da informação, em educação, aliada a inclusão digital. Pensando em educação, a inovação pela própria natureza se estabelece em um contexto no qual, muitas vezes, não se está preparado. A inovação só difere da educação formal, a qual é estabelecida em contexto planejado. A natureza da inovação se dá no contexto despreparado (não previamente determinado). A tecnologia traz consigo um modo de vida que permeia tudo o que fazemos. Assim sendo, é possível afirmar que a sociedade contemporânea se destaca pelo desenvolvimento tecnológico pois com a evolução da tecnologia o acesso às notícias, informações, de um modo geral (que por sinal tem até a possibilidade de ocorrer em tempo real), ocorre graças aos avanços tecnológicos e também às tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC). Como considerações finais, pode-se apontar que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para o acesso universal da educação e também podem ser uma ferramenta para aprimorar a gestão escolar conforme as necessidades, são instrumento no processo de ensino-aprendizagem, mas não devemos nos esquecer que a educação envolve essencialmente os estudantes e intermediários (familiares, professores/as e outros), o fator humano.
Palavras-chave: Educação, Tecnologia de Informação e Comunicação em Educação, Formação de Professores.
Abstract:
The study seeks to reflect on the democratization of information, in education, allied to digital inclusion. Thinking about education, innovation by nature is established in a context in which, often, is not prepared. Innovation differs from formal education, which planned context. The nature of innovation occurs in the unprepared (not predetermined) context. Technology brings with a way of life that permeates everything we do. Therefore, it is possible to affirm that contemporary society stands out for the technological developmente because with the evolution of technology, access to news, information, in general (which, by the way, even has the possibility of occurring in real time), occurs thanks to the technology advances as well as Information and Communication Technologies (TDIC). As final considerations, it can be pointed out that Information and Communication Technologies can contribute to universal access to education and can also be a tool to improve school management according to needs, are an instrument in the teaching-learning process, but we should not we forget that education essentially involves students and intermediaries (family, teachers and others), the human factor.
Keywords: Education, Information and Communication Technology in Education, Teacher Training.