O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NOS PERCURSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Resumo
O trabalho traz resultados parciais de um estudo feito a partir do primeiro oferecimento do curso “Mídias Digitais e Ensino de Línguas” (MDEL). Trata-se de um curso de extensão universitária online voltado para a capacitação de professores de línguas em produção e uso de objetos midiáticos digitais em atividades situadas de multiletramentos. Como tutora, minha pesquisa adota a observação participante das atividades coletivas do curso, para identificar em que medida os participantes estão conseguindo concretizar a proposta teórica no seu trabalho e se há indícios de conseguirem entrelaçar as experiências com linguagens e ferramentas midiáticas novas com propostas de ensino de línguas que sejam viáveis em seus contextos profissionais. A fundamentação teórica tem como eixos centrais o conceito de práticas multimodais e multimidiáticas situadas – Jean Lave e Etienne Wenger –, a abordagem da multimodalidade na produção de sentidos proposta pela semiótica social – Gunther Kress - e teorias contemporâneas sobre aprendizagem colaborativas tais como a teoria da “produsagem” de Axel Bruns. É possível perceber que os participantes já tiveram importantes insights para colocar as propostas em prática. Eles relatam que têm aprendido a lidar com ferramentas e técnicas sofisticadas de forma natural e orgânica e começam a imaginar formas de replicar essa experiência em sala de aula.