APLICATIVO DE REDE SOCIAL MÓVEL COMO ESTRATEGIA DE APRENDIZAGEM EM CLINICA UNIVERSITÁRIA DE ENSINO ODONTOLÓGICO - ESTUDO DE CASO: :

  • Natalia Marini De Souza
  • Juliano de Pierri Prof. Titular da Universidade Pública de Santa Fé do Sul. FUNEC
  • Angelica Predrozo FUNEC-Sta Fé do Sul
  • Natália Pinatti FUNEC-Sta Fé do Sul
  • Naila Soares FUNEC-Sta Fé do Sul
  • Mariana Almeida de Paula FUNEC-Sta Fé do Sul

Resumo

Tanto o ensino como a aprendizagem são processos conexos que vem despertado o interesse dos pesquisadores da área de educação atualmente. Este interesse se deve ao fato de que as novas gerações de estudantes se encontram muito mais engajadas no contexto da sociedade atual, em grande medida devido ao uso constante e indiscriminado das redes sociais eletrônicas. Dentre estas redes sociais as que tem mostrado maior adesão por parte dos estudantes são aquelas utilizadas de maneira móvel, principalmente as operadas por telefonia celular devido à praticidade e acessibilidade desta tecnologia. No entanto, muitas deficiências educacionais dos estudantes tem se mostrado imutáveis por décadas. Dificuldade de aprender efetivamente, aplicar o que foi aprendido e principalmente de criar à partir daquilo que foi aprendido inicialmente. Um dos maiores desafios do ensino de Odontologia é justamente o aprendizado da prática clinica. Isto se deve principalmente pelo grande número de variáveis envolvidas como: as técnicas abordadas, variações individuais dos pacientes e principalmente as diferentes abordagens que se tem em relação aos pacientes. Neste sentido, o presente estudo teve como proposta utilizar um aplicativo de rede social móvel como instrumento de troca de informações e experiências entre alunos cursando uma clínica de ensino do curso superior em Odontologia numa universidade pública do interior do estado de São Paulo e tem como objetivo avaliar se este instrumento de ensino foi eficaz podendo ser utilizado com sucesso. A metodologia utilizada incluiu um tutor virtual- próprio professor da disciplina- que se dispôs a administrar o grupo conduzindo o processo. Aos alunos foi solicitado que no final de cada atendimento fosse elaborado e postado um relatório escrito do caso onde todos pudessem discutir em tempo real. Algumas técnicas foram utilizadas como o reforço positivo, a construção conjunta do conhecimento, orientações de como proceder em cada caso e principalmente as discussões pertinentes aos casos clínicos em questão. Para avaliar esta metodologia três parâmetros principais foram observados: a adesão dos estudantes ao grupo de estudos, a participação de cada estudante no processo e o índice de aprovação na disciplina. A fundamentação teórica para o trabalho baseia-se na integração de um método eficiente dentro da realidade do aluno, na transformação da obrigação em numa realidade cotidiana. Os resultados mostraram que dos 120 alunos apenas 1 não aderiu aos grupos de estudo (0,8%), dos 119 que aderiram apenas 10 (8,0%) não participaram com nenhuma postagem, e 15 (12,8%) alunos não foram aprovados na disciplina. Em face dos resultados obtidos conclui-se que esta metodologia é eficaz e despertou o interesse dos alunos pelo estudo podendo ser aplicada com sucesso como complemento ao aprendizado prático.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. Dr.Titular da Área de Prótese da FUNEC-Sta. Fé do Sul.

Especialista em Educação à Distância pela UFF.

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna de graduação em Odontologia

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna de graduação em odontologia 

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna de graduação em odontologia

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna de graduação em odontologia

Publicado
2018-06-04
Como Citar
MARINI DE SOUZA, Natalia et al. APLICATIVO DE REDE SOCIAL MÓVEL COMO ESTRATEGIA DE APRENDIZAGEM EM CLINICA UNIVERSITÁRIA DE ENSINO ODONTOLÓGICO - ESTUDO DE CASO. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/859>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento