O GOOGLE ACADÊMICO COMO PLATAFORMA DE PESQUISA NA PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Artemízia Cyntia Bezerra De Medeiros
  • Nelson Alves de Lara Junior

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação intervencionista realizada durante dois anos letivos com 252 alunos dos anos finais do ensino fundamental, no projeto de planejamento, desenvolvimento e exposição da feira de ciências de uma escola localizada no semiárido potiguar, município de Mossoró/RN. Neste estudo são apresentados e discutidos os principais desafios enfrentados pelos estudantes na construção do projeto científico, sobretudo para elaborar a contextualização da pesquisa, integrando às investigações científicas um embasamento teórico. Destarte, mediante o incipiente acervo disponibilizado pela biblioteca escolar, buscou-se uma alternativa acessível, intuitiva, de alta confiabilidade e capaz de reunir um acervo amplo sobre várias áreas do conhecimento. Assim, os alunos foram apresentados e instruídos a utilizar uma das plataformas cada vez mais diligente na divulgação de textos científicos, o Google Acadêmico. Este trabalho objetiva analisar as possibilidades de melhoria da aprendizagem de conhecimentos científicos de estudantes da educação básica a partir da inserção de um novo recurso didático. Os alunos buscaram estratégias e através de uma conduta investigativa transpuseram as dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem e conseguiram apresentar seus resultados em um evento em que eles foram os principais autores.

##submission.authorBiography##

Nelson Alves de Lara Junior

Resumo:

Este artigo apresenta uma investigação intervencionista realizada durante dois anos letivos com 252 alunos dos anos finais do ensino fundamental, no projeto de planejamento, desenvolvimento e exposição da feira de ciências de uma escola localizada no semiárido potiguar, município de Mossoró/RN. Neste estudo são apresentados e discutidos os principais desafios enfrentados pelos estudantes na construção do projeto científico, sobretudo para elaborar a contextualização da pesquisa, integrando às investigações científicas um embasamento teórico. Destarte, mediante o incipiente acervo disponibilizado pela biblioteca escolar, buscou-se uma alternativa acessível, intuitiva, de alta confiabilidade e capaz de reunir um acervo amplo sobre várias áreas do conhecimento. Assim, os alunos foram apresentados e instruídos a utilizar uma das plataformas cada vez mais diligente na divulgação de textos científicos, o Google Acadêmico. Este trabalho objetiva analisar as possibilidades de melhoria da aprendizagem de conhecimentos científicos de estudantes da educação básica a partir da inserção de um novo recurso didático. Os alunos buscaram estratégias e através de uma conduta investigativa transpuseram as dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem e conseguiram apresentar seus resultados em um evento em que eles foram os principais autores.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
BEZERRA DE MEDEIROS, Artemízia Cyntia; ALVES DE LARA JUNIOR, Nelson. O GOOGLE ACADÊMICO COMO PLATAFORMA DE PESQUISA NA PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/860>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento