MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NA RELAÇÃO COM O ENSINAR
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apontar os desafios que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação impõem aos docentes no sentido de desenvolver novas práticas pedagógicas, e como consequência, mudar seu papel como professor, após a implantação do Material Didático Digital como ferramenta das TDICs. Além disso, revela as percepções dos educadores sobre as contribuições que o uso dessas TDICs trazem para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa apoia-se nos estudos de Pierre Levy sobre inteligência coletiva e produção de conhecimento. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os dados analisados durante a pesquisa foram coletados a partir de entrevistas com professores de um colégio da rede privada de Recife. Os resultados das análises nos leva perceber que no contexto escolar vivido pelos professores, usar materiais didáticos digitais através dos dispositivos digitais móveis significa apropriar-se de práticas escolares completamente novas.