O USO DO APLICATIVO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Terezinha Marisa Ribeiro De Oliveira
  • Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo

Em um mundo globalizado e altamente tecnológico, o professor necessita rever o planejamento de suas atividades para tornar as aulas mais interessantes e acompanhar de forma dinâmica a evolução do aluno, uma vez que a tecnologia transformou as relações sociais e a escola precisa acompanhar essa transformação. Nesse artigo descreve-se uma experiência realizada nas aulas de matemática utilizando o aplicativo Socrative para auxiliar o professor a identificar de forma rápida as dificuldades dos alunos, possibilitando assim a intervenção imediata. Participaram dessa experiência 72 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual do interior de São Paulo. Nessa experiência os conteúdos de matemática foram estudados a partir das questões da Prova Brasil. Os resultados observados evidenciaram que a utilização desse aplicativo é uma importante ferramenta para auxiliar os professores em busca da melhoria na aprendizagem dos discentes.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro De; COSTA AMARAL, Carmem Lúcia. O USO DO APLICATIVO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/863>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica